22.5.09

Educação não tem idade


Idoso também tem que ter educação?

Acho que sim, né?

Pois é, acho que tem coisas que só acontecem comigo. Hoje de manhã, na volta do ballet com Milena decidi pegar um ônibus de duas portas, geralmente pego os micro-ônibus pois costumam ser mais rápidos, assim poderia colocá-la pela frente sem desconfortos (temos uma técnica ótima de passar na lateral da roleta do micro, como ela é pequenininha e magrinha, coloco a roleta numa posição em que ela faz um zig zag e passa bonitinha! Uma senhorinha ficou rindo outro dia ao ver a agilidade dela! rsrsrs). Bem, ela subiu e eu fui pra porta de trás bem rápido pra subir logo e deixá-la tranquila. Já estava colocando o pé no primeiro degrau quando surge, do nada, um senhor e me empurra pro lado e sobe na minha frente na maior cara de pau! Ainda fica bem sério olhando pra frente fingindo que não me viu!! Que abuso!!!

Falei comigo mesma mas alto o suficiente pra ele ouvir: " Nossa, quanta educação!" Vocês acreditam que ele se sentiu ofendido e começou a vociferar pra mim:" Eu tenho 68 anos! Tenho o direito de subir na frente! Você pode esperar!!!" Não pude deixar de falar: " Meu senhor, educação não tem idade, não importa se o senhor tem 10, 20, 40 ou 60, ou se tem educação ou não se tem mesmo!"
Ele passou na roleta ainda resmungando, o trocador olhando pra mim com um sorriso daqueles que dizem: " É cada uma que a gente encontra...", só me virei pra ele ainda e disse: " Tá bom, senhor, vai com Deus, vai com Deus..." e ele: " Amém" não pude conter meu sorriso já acalmando meu estado de espírito e lá fui eu me sentar com minha baixinha que já estava de joelhos no banco me olhando.

O incidente foi sem maior importância, mas fica a questão: Não deveriam os mais velhos servirem de exemplo para os mais jovens em termos de polidez, educação e gentileza? Afinal de contas, eles são mais experientes, mais vividos, não é mesmo? Mas, pelo visto, nem sempre mais sábios...

4 comentários:

Ivana Millán disse...

Ai, Kátia! Eu tenho muitos problemas até hoje com os velhinhos... exatamente por isso!! não entendo a falta de educação numa pessoa que tem o triplo da sua idade, viveu muito mais e possivelmente [mal]educou outras pessoas!

Escrevi muito no blog sobre as velhas peruanas... são as piores! (agora imagina uma SOGRA peruana...)

Beijos!

DonCiganos::: disse...

O que você disse ai faz muito sentido. Tem-se que resgatar a educação do dia-a-dia. Sem ela todo dia fica difícil a convivência entre os cidadãos!
Beijoo Kátia!

Re disse...

Concordo, educação nao tem idade...fiquei impressionada la em Aracaju como todos sao educados e solicitos, nao importa o nivel social, a idade, nada..ainda temos muito o que aprender. Bjs

Fabiana disse...

Realmente para ter educaçao nao tem idade

Vc está certa

Beijos