18.5.09

Em que mundo você vive?

Adoro internet. Ponto passivo. No entanto, o que mais me atrai nessa maravilhosa ferramenta de comunicação tecnológica não é nem somente o seu leque de possibilidades, o que me deixa mais fascinada é a atitude das pessoas no chamado "mundo virtual".

Atualmente faço um curso de pós-graduação sobre o o Uso de Mídias na Educação e, por conta disso, analisei recentemente uma das ferramentas mais populares no Brasil no momento: O Orkut. Amigos blogueiros, acho que o orkut virou terapia de auto-ajuda pra uma grande parcela da população. Sabe aquela história do vou repetir até me convencer de que é verdade? Pois é, você conhece as pessoas no mundo real e se tiver a oportunidade de acompanhar suas "vidas virtuais" , vai perceber que são completamente opostas! As pessoas não têm problemas no incrível mundo do orkut, não se aborrecem, não tem mau-humor, não brigam com os parceiros, não tem dívidas e nunca, nem pensar, se sentem infelizes. Não. Todo mundo vive no fantástico mundo de Alice no País das maravilhas! Os companheiros são seus fãs número um, seus trabalhos são os mais perfeitos do mundo com o maior salário que se pode imaginar!! Uau! Será que alguém realmente acredita nisso? Bem, quem sabe, repetindo isso todo dia a gente acaba acreditando...

No entanto, existe também o contrário. Existem aqueles que precisam chamar atenção e usam o bendito site de relacionamentos para exigir aquilo que não tem no mundo real. Se eu disser pra vocês que já vi gente marcar dia e hora pra cometer suicídio no perfil vocês vão achar que estou exagerando, mas não estou. É a mais pura verdade, a loucura das pessoas chega a esse ponto!

Há também aqueles que não acreditam no poder de divulgação de tão popular ferramenta. Sei de casos de mulheres que descobriram que o marido tinha outra família, isso mesmo, outra família já com filho e tudo pelo orkut. Imaginem só, descobrir no perfil da son of a bitch fotos do seu marido com ela e o filhinho recém-nascido e logo abaixo: Minha família. Senhor!! Só capando o desgraçado!

Com o orkut surgiu também uma nova maneira de cortar relacionamentos: " Ah é, seu filho da mãe, me sacaneou? Pra mim já chega! Vou te deletar do meu orkut! " Pronto, problema resolvido. O fucking desgraçado vai ver que não é mais meu amigo virtual e vai entender que está tudo acabado entre nós também no mundo real. Prático não? Há estratégias para tudo e para todos.

Poderia escrever laudas e laudas sobre as hilariantes estórias da internet, mas vamos deixar para um próximo post, o importante é lembrar as pessoas que nada substitui um sorriso, um abraço e uma palavra de carinho do mundo real, olho no olho, sabe? Essa energia ainda não se transmite pela internet.


10 comentários:

Danielle disse...

as pessoas tentam fazer de seus perfis algo como televisão de cachorro...conheço pessoas que são no Orkut o q elas GOSTARIAM de ser, mas quem conhece sabe.

chega a ser triste!

Anônimo disse...

Putz... claro, as vantagens do Orkut, Facebook, hi5, etc. são várias também, não sei se em maior ou menor quantidade que as decepções, se contarmos quantas pessoas conseguimos contactar, lá daquele coleginho da sua infância...

Mas concordo com vc, claro! As pessoas nessas redes, inclusive essas do coleginho da infância, são cada dia mais loucas, mais mitomaníacas... loucura total...

Anônimo disse...

Lembra do caso das fotos sem roupa? lá naquele lugarzinho que trabalhamos? hahaha... será que vc ainda tava lá?

Dany disse...

Menina, é verdade...
E, pra falar a verdade, acho tudo muito incrível porque as pessoas perdem a linha totalmente!!! kkkkk
É claro que estou rindo pensando nas coisas engraçadas, mas há também as coisas trágicas.

katia Ruivo disse...

Ivana,

essa fofoca do sem roupa não me contaram...to curiosa!!!!

beijos

Casamento feliz disse...

Oi Ká

Realmente a internet tem muitas coisas boas para nos dar ,mais tem tb muitas chateações , eu passei por algumas , mais mesmo assim insito nela rs

Beijokas Ká
Boa semana para vc

Anônimo disse...

Hey, Katia!
Pessoalmente, sempre acho um linguajar 'não tão clean' dispensável. Ainda mais quando se sabe escrever bem, como no seu caso. Mas esse sou eu! =] Amei o post! Tbm escrevi num outro blog sobre isso de deletar a pessoa da vida por meio do orkut. Seu post tá engraçado e interessante. Beijo!

Anônimo disse...

Olha Ka tb já vi vários casos de gente doida no Orkut. Ultimamente nem ligo muito pra lá, tenho meu perfil, mas só entro para responder o scrap dos amigos q deixam, nada mais q isso.
Big Beijos

Farley disse...

A internet se tornou uma forma de "perder a timidez".
Se livrar das correntes e conversar abertamente sobre qualquer assunto.
O problema como você citou é que tem pessoas que usam essa ferramenta para suprir o que não tem na vida real .

Ivana Millán disse...

Xiiiii... não te contaram??? hahahaha... tenho que contar, mando por depoimento do orkut!!!!

hahahaha... (limpando o veneno...)